Bio.
EMILE PARISIEN . QUINTET SFUMATO
convidado Michel Portal

03 Outubro, 23h30

Émile Parisien . Soprano & Tenor Saxofone
Roberto Negro . Piano
Manu Codjia . Guitarra
Simon Tailleu . Contrabaixo
Mário Costa . Bateria

Convidado
Michel Portal . Clarinete Baixo

Émile Parisien, nascido em 12 de outubro de 1982 em Cahors no sudoeste da França, é saxofonista soprano e alto, músico e compositor de jazz.

Aos onze anos entrou na primeira turma do Marciac Jazz College, onde estudou com músicos consagrados como Pierre Boussaguet, Guy Lafitte e Christian “Tonton” Salut.

A partir de 1996, aprofundou os seus estudos no Conservatório de Toulouse, onde também estudou música clássica e música contemporânea.  Durante esses anos, teve a oportunidade de se apresentar ao lado de grandes figuras do jazz como Wynton Marsalis, Christian McBride, Johnny Griffin ou Bobby Hutcherson, durante o festival Jazz in Marciac.

Émile Parisien mudou-se para Paris em 2000 e fundou o seu próprio quarteto com Julien Touery (piano), Ivan Gélugne (contrabaixo) e Sylvain Darrifourcq (bateria).  Com composições inspiradas em Hector Berlioz, Igor Stravinski, Arnold Schönberg, Richard Wagner, como John Coltrane ou Wayne Shorter, este quarteto confere um caráter expressionista à sua música, onde prima a improvisação.

Émile Parisien tem-se apresentado na França e no exterior com, entre outros, Daniel Humair, Michel Portal, Jean-Paul Celea, Jacky Terrasson, Claude Tchamitchian, Yaron Herman, Gueorgui Kornazov, Rémi Vignolo, Manu Codjia, Hervé Sellin, Charlier/Sourisse, Christophe Wallemme e Roberto Negro.

Em 2016 Parisien formou um quinteto com o pianista alemão Joachim Kûhn, o baterista portugês Mário Costa e os franceses Manu Codjia na guitarra e Simon Tailleu no contrabaixo, que com os convidados Michel Portal (clarinete baixo) e Vincent Peirani (acordeão) gravou o famoso álbum “Sfumato” que foi eleito o disco do ano “Victoires du Jazz” em França, e fortemente aclamado por toda a Europa.

Em 2012, Emile Parisien foi eleito o melhor músico francês do ano pela Académie du Jazz e em 2014 venceu o “Victoires de la Musique” pelo seu disco em duo “belle époque” com Vincent Peirani e o “Victoires du Jazz” para o melhor músico do ano.

O jornal Le Monde escreveu: “Emile Parisien é a melhor notícia do jazz europeu há muito tempo. “

Michel Portal (nascido em 27 de novembro de 1935) é um compositor, saxofonista e clarinetista francês.  Toca jazz e música clássica e é considerado “um dos arquitetos do jazz europeu moderno”.

Fonte: www.emileparisien.com/biography; en.wikipedia.org/wiki/Michel_Portal