Bio.
Angrajazz Orquestra

Dia 04, 21h30

Claus Nymark . direcção
Pedro Moreira . direcção

Sara Miguel . voz
Davide Corvelo . sax alto
Micaela Matos . sax alto
Filipe Gil . sax alto
Rui Borba . sax alto
Rui Melo . sax tenor
Mauro Lourenço . sax tenor
José P. Pires . sax barítono
Márcio Cota . trompete
Paulo Borges . trompete
Bráulio Brito . trompete
Roberto Rosa . trompete
Sérgio Cabral . trompete
Rodrigo Lucas . trombone
Mário Melo . trombone
Manuel Almeida . trombone
Edgar Marques . trompa
Gonçalo Ormonde . trompa
Antonella Barletta . piano
Nivaldo Sousa . guitarra
Paulo Cunha . contrabaixo
Nuno Pinheiro . bateria

A Orquestra é o projecto de formação da Associação Cultural Angrajazz. Constitui-se em Julho de 2002, tendo feito o seu concerto inaugural no 4.º Angrajazz. Desde o seu início tem a Direcção Musical dos músicos Claus Nymark e Pedro Moreira, e é composta, na sua grande maioria, por músicos terceirenses. Em 2006 lançou o CD “Orquestra Angrajazz com Paula Oliveira”.

Tocou com grandes músicos portugueses como Paula Oliveira, Mário Laginha, Zé Eduardo, Afonso Pais, Mário Barreiros, Hugo Alves, Luís Cunha, Paulo Gaspar e Ricardo Toscano. Para além de inúmeros concertos na ilha Terceira já se apresentou por cinco vezes em Lisboa, por duas vezes no Funchal, e nas ilhas de S. Jorge, S. Miguel, Graciosa e Faial.

Ao longo da sua existência a Orquestra Angrajazz tem levado a efeito sessões de trabalho mensais com os seus directores musicais, e também com os músicos convidados para com ela tocarem no Festival, assumindo-se assim como a principal “escola” de formação de músicos de jazz na Região, e contribuindo em muito para que se possa considerar o Angrajazz como o mais importante meio de divulgação do jazz nos Açores.
Em 2015 participou no programa de animação cultural “Lisboa na Rua”, coproduzido pela EGEAC/Cultura em Lisboa e pelo Hot Clube de Portugal, integrando o ciclo “A Arte da Big Band – 5 Orquestras de Jazz”. Neste ciclo, participaram ainda a Big Band de Jazz do Município da Nazaré, a Thoneline Orchestra – Alemanha, a LUME – Lisbon Underground Music Ensemble e a Orquestra de Jazz do Hot Club de Portugal.
Em 2016, no18º Angrajazz, a Orquestra interpretou na íntegra, pela primeira vez em Portugal, The Far East Suite do grande Duke Ellington, tendo como convidados o clarinetista Paulo Gaspar e o saxofonista Ricardo Toscano. Em 2017 tocou, com grande sucesso, este programa no Teatro Micaelense (Ponta Delgada) e no Teatro Baltazar Diaz (Funchal).

No 20º Angrajazz apresentará um programa especial, constituído predominantemente por peças inéditas de vários compositores de jazz portugueses, encomendadas e escritas para esta Orquestra.